19 setembro 2015

Fotografia: Princípios básicos: os três modos de AutoFoco

Princípios básicos: os três modos de AutoFoco

Quem nunca tentou fotografar uma criança correndo e só conseguiu a primeira foto em foco?
Isso aconteceu porque, provavelmente, o fotógrafo em questão não conhecia as opções automáticas de foto da sua câmera. E é sobre elas que vamos falar aqui!
O foco tem o papel de comunicar qual é o principal assunto da foto. Você vê um objeto focado e, automaticamente, seu olhos se transportam para lá. É mais rápido do que você consegue perceber.
Durante anos, a seleção do foco das fotografias era feita de forma manual: o fotógrafo tinha de movimentar um anel da lente até que seu assunto estivesse focado. A tecnologia Canon se desenvolveu e, hoje, esse processo é muito mais fácil: a câmera basicamente foca para você.
Parece simples, não? Mas pode ficar muito mais interessante se você se aprofundar um pouquinho no assunto. Mexendo em sua Canon EOS, você provavelmente percebeu algumas expressões como ONE SHOT AF, AI SERVO AF e AI FOCUS AF. 

ONE SHOT AF

Perfeito para fotografar assuntos parados, como objetos e retratos planejados. Uma vez que o objeto está focado, a câmera trava o foco e mostra uma luz de confirmação na tela.
[Dica] Princípios básicos: os três modos de AutoFoco
Uma planta é um ótimo exemplo de objeto que não se move. O ONE SHOT AF é ideal para conseguir um bom foco nesse tipo de imagem.

AI SERVO AF

Vai fotografar algo em movimento? O ideal é utilizar o modo AI SERVO AF. Quando está nesse modo, a câmera rastreia o foco de acordo com a posição do objeto, acompanhando a variação de distância. Você precisa apertar o botão de disparo de sua câmera pela metade, ou seja, deixá-lo na metade do caminho que seria necessário para realmente fotografar. Enquanto você aperta, ela rastreia.  Funciona como uma inteligência artificial de foco.
Cachorros e outros animais pedem um foco mais dinâmico. Neste caso, você terá mais agilidade para focar se utilizar o AI SERVO AF.

AI FOCUS AF

Feito para objetos que variam o comportamento, pois estão uma hora parados e outra hora se mexendo. O Modo AI FOCUS AF varia automaticamente entre ONE SHOT e AI SERVO. Essa é a configuração padrão do modo automático de sua Canon.
Princípios básicos: os três modos de AutoFoco
Alguns retratos exigem mais agilidade no foco do que outros: fotografar crianças, por exemplo, sempre traz momentos imprevisíveis que devem ser aproveitados ao máximo.

Sentir-se confortável com o modo de foco escolhido é mais importante do que as regras. O ideal é que você teste os três modos e descubra com qual se adapta mais facilmente em cada situação.

Olá, gente! ^^ Tudo bem? Gostaram do poster de hoje? Quem gosta de saber mais sobre fotografia e seus princípios, esses princípios básicos de autofoco são muito importantes para quem quer tirar ótimas fotos. Espero que tenham gostado!!! ;D Até breve. Beijinhos ;* e bom FDS!
Fonte: http://www.canoncollege.com.br/dicas/autofoco-53

Suene Fernandes