16 abril 2015

Fotografia: 7 Dicas de Como Fotografar Casamentos

7 Dicas de Como Fotografar Casamentos

Sempre que vamos fotografar algum casamento ficamos com aquele friozinho na barriga, mas o importante é manter a calma para que as fotografias possam ser as melhores possíveis. Estamos tratando de uma data muito importante e os noivos devem ficar totalmente satisfeitos com o trabalho para que você possa ser um fotógrafo bem-sucedido. Confira aqui as 7 dicas de como fotografar casamentos que separamos para vocês:

1. Ofereça uma sessão “Trash the Dress”.

como fotografar casamentos
Alguns meses antes do casamento é necessário fazer essa sessão com os noivos para adquirir confiança e conhecê-los melhor, o que é essencial para boas fotografias. Combine um dia que esteja sol e dê opiniões sobre lugares de preferência, vários casais sempre ficam em dúvida quando o assunto é o lugar para fotografias bonitas.
Nessa sessão será preciso algumas horas do dia e muita criatividade, então mantenha o casal sempre que possível descontraído para poder capturar momentos espontâneos de amor. Dê dicas de poses para conseguir uma boa performance da parte deles também. Feito isso, a relação de confiança e amizade estará concretizada.
Não esqueça que esse ensaio é fundamental para a sua relação com os noivos, mas também para a valorização do seu trabalho. Isto é, faça com que eles percebam o quanto registrar esse momento é importante e que você é essencial no grande dia.

2. Seja atento e organizado!

fotografando casamentos
Em todas as oportunidades que tiver pergunte sobre os convidados, pais e mães, familiares e amigos. Tente ao máximo saber quem são e não esqueça, pois essas informações o ajudarão muito no dia da cerimônia e você vai poder registrar momentos de sentimentos valiosos.
Caso precise, anote os nomes e características. Outras coisas que devem ser anotadas são os lugares da cerimônia/recepção e horários. Porém, se os noivos quiserem fotografias prévias, anote os endereços e organize uma rota para que não ocorram atrasos. Tome nota de tudo que achar necessário!

3. Tenha um assistente!

Fotografar um casamento sozinho pode ser muito mais trabalhoso e cansativo do que realmente deve ser. Então, tenha um assistente. Chame alguém que tenha bons conhecimentos de fotografia e que possa ter uma relação boa, talvez um amigo que você goste de trabalhar junto. Ele vai poder te ajudar fazendo foto 2 (fotografia de mesmo momento em ângulo diferenciado), segurando equipamentos e reunindo os convidados enquanto você estiver ocupado com os noivos.
Após a experiência você verá como ter uma ajudinha vale a pena ;)

4. Visite os lugares!

fotografia de casamento
Alguns dias antes do casamento visite a igreja e o local de recepção nos horários que será o evento. Dessa forma, você pode testar quais serão os melhores ângulos, enquadramentos e exposições. Verifique os locais mais interessantes para fazer as fotografias em grupo e apenas do casal, assim quando chegar o dia você já estará com tudo planejado.

5. Conheça BEM seu equipamento!

Se você estiver sendo o fotógrafo principal em um dia tão especial não há tempo para aprender. Portanto, faça isso antes. Verifique todo o seu equipamento antecipadamente, (câmera, lentes, flash, tripé, bateria e cartão de memória). Veja se estão funcionando perfeitamente e se você consegue trabalhar com eles rapidamente e sem problemas. Caso esteja começando e não sinta muita confiança em si mesmo, procure aprender sobre as programações dos mesmos, assista vídeos, leia livros e manuais, entretanto o mais importante: PRATIQUE. Pois, fotografias de casamentos não têm segundas chances de serem realizadas. Se for possível, tenha vários cartões de memória e baterias, seja prevenido para nada dar errado.

6. Organize e limpe o equipamento!

No dia anterior tenha certeza que está tudo preparado. Certifique-se que as baterias estão carregadas, que os cartões são suficientes e estão formatados, que as lentes estão limpas e que a câmera está programada para fotografar no formato que você deseja para as eventuais edições.

7. O GRANDE DIA!

fotografia
Finalmente quando chega o dia do casamento você já estará com tudo planejado e preparado, porém, sempre esteja ciente dos imprevistos. É norma que eles possam acontecer, então chegue cedo aos locais que for trabalhar e monte seu equipamento com calma. Faça algumas fotografias testes e comece!
Deixe seu equipamento em um lugar seguro e de fácil acesso para não atrapalhar enquanto você se movimenta, e para que você consiga ter mais liberdade ao fotografar. Seja criativo na captura das imagens, mas não deixe de ser clichê, seja observador e pegue os detalhes.
No final é interessante ter o estilo de uma história com as fotografias para que elas consigam emocionar. Então, além das pessoas não deixe passar despercebido à decoração. Após todo o esforço, quando se chega em casa é gratificante, pois casamentos são únicos.
dicas de fotografia
como fotografar
fotografia de cerimônias
fotografia profissional
Olá, pessoal? Tudo bem? Para quem queria saber de dicas de fotografar casamentos, esses são super legais. ;) Espero que gostem!! Comentem!! Até breve. Beijinhos, amores ;*
Fonte: http://www.fotografiaprofissional.org/como-fotografar-casamentos/

Suene Fernandes