04 janeiro 2015

Cães: LISTA DE 10 PRIMEIROS CUIDADOS COM O FILHOTE DE CÃO SADIO

LISTA DE 10 PRIMEIROS CUIDADOS COM O FILHOTE DE CÃO SADIO



Se você acabou de ganhar, comprar ou achou um filhote de cão e ele está saudável, leve ao Veterinário para os primeiros cuidados. Normalmente esses cuidados se iniciam logo após o desmame em torno de 30 dias como segue abaixo.
1.EXAME DE FEZES : A partir de 25 a 30 dias de idade, SEMPRE antes do início do esquema de vacinação, para identificar diferentes parasitas e escolher o vermífugo adequado, preparando o seu filhote para as doses seguidas de vacina.
2.VERMIFUGAÇÃO: Após resultado do exame de fezes ou antes caso necessário (presença de vermes nas fezes). Pode-se iniciar a vermifugação com 30 dias de idade, repetindo após 15 dias e depois novo ciclo no final do esquema de vacinação. Lembrar-se de que a dose é calculada de acordo com o peso do animal.
3.VACINAÇÃO: Em animais saudáveis e vermifugados, após a introdução ao ambiente definitivo e quando já estiver se alimentando normalmente de ração, evitando sempre coincidir com situações de estresse.
PRIMEIRA DOSE: Em torno de 45 a 60 dias de idade – Vacina Polivalente ( V8 ou V10).
- SEGUNDA DOSE: 30 dias após: Segunda dose da V8 ou V10 e primeira dose da vacina contra Bordetella (Gripe dos Cães).
- TERCEIRA DOSE: 30 dias após: Terceira dose da V8 ou V10 e segunda e última dose da vacina contra Bordetella.
- QUARTA DOSE: 30 dias após: Vacina Antirrábica (dose única). Para alguns animais dependendo da avaliação do Médico Veterinário pode se fazer uma quarta dose da V8 ou V10. A maioria dos filhotes de cães termina o esquema de vacina em torno do quarto/quinto mês de vida.
4.PREVENÇÃO PARA DIROFILARIOSE ou DOENÇA DO VERME DO CORAÇÃO: Iniciar de acordo com o preventivo escolhido, em torno do quarto mês de vida.
5.PREVENÇÃO DE ECTOPARASITAS (PULGAS E CARRAPATOS): Pode-se iniciar a partir de 30 dias de vida de acordo com o produto escolhido e a frequência dependerá da exposição aos parasitas e do produto escolhido.
6.CASTRAÇÃO PRECOCEQuando a opção é pela não reprodução deve-se instituir a castração precoce das fêmeas a partir do quinto mês de vida (quando da troca dos dentes caninos), principalmente para prevenir o tumor de mama. Nos machos teria indicação para evitar marcar territórios com urina ou diminuir agressividade.
7.ALIMENTAÇÃORação de filhotes até 10 a 12 meses de vida (de acordo com a raça), depois desse período inicia-se a ração de adulto.
8.BANHO /TOSADe acordo com a raça e particularidades de pele/pelo, podendo no caso de filhotes sadios iniciar a partir de 45 dias de vida. A frequência dependerá da necessidade.
9.CUIDADO COM DENTES: Deve-se condicionar o seu animal a escovação dos dentes a partir do segundo mês de vida com o intuito de ir se acostumando com a escovação. Cães que escovam os dentes regularmente, normalmente não precisam de fazer o tratamento periodontal eliminado os riscos de anestesia e economizando o custo do tratamento.
10. TROCA DE DENTES: Os filhotes iniciam a troca de dentes de leite por definitivos em torno de 4 a 6 meses de idade, iniciando pelos dentes incisivos (da frente). Nesse período pode ter sangramento gengival, desconforto e coceira nas gengivas além do mau hálito.
No Hospital Veterinário PET CARE o atendimento a filhotes pode ser feito com hora agendada ou por ordem de chegada 24 horas por dia todos os dias do ano. Se o seu filhoteestiver saudável, fazendo a primeira consulta de filhotes você ganha o exame de fezes a a primeira dose da vacina V10.

Olá, pessoal! Tudo bem? Eu já estava com saudades! Para quem estava querendo saber dos cuidados básicos com um filhote de cão, está aqui acima uma lista de 10 cuidados. Espero que gostem!!! Até mais. Beijinhos ;*
Fonte: http://petcare.com.br/blog/lista-de-10-primeiros-cuidados-com-o-filhote-de-cao-sadio/

Suene Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário