12 agosto 2014

Fotografia: As melhores lentes para fotografar pessoas


As melhores lentes para fotografar pessoas


Ao fazer retratos buscamos fotos que deixem as pessoas fotografadas bonitas e destacadas. As lentes mais indicadas por profissionais são aquelas que têm a distância focal entre 70mm e 100mm e com grandes aberturas (ou seja, desfocam o fundo e dão mais destaque à pessoa.)
Vamos por partes:

Distância focal – 70mm a 100mm

Registrar o rosto de alguém sem distorcê-lo é o principal objetivo dos retratos tradicionais. Por isso, as lentes mais conhecidas para esta tarefa são aquelas de distância focal entre 70mm e 100mm. Distâncias focais menores que 70mm começam a causar distorção. Veja o exemplo abaixo:
Claudia Regina
Este é um exemplo exagerado, é claro, mas mesmo usando lentes normais vemos uma pequena distorção (principalmente se você chegar bem pertinho para fazer uma foto só de rosto.)
Não custa lembrar a nomenclatura aproximada:
Lentes normais: = 50mm
Lentes grande angulares: < 50mm
Lentes teleobjetivas: > 50mm
Lentes acima de 100mm causam um achatamento que, embora seja menos perceptível, também não é muito desejado.
Dica: câmeras compactas (e de celulares) normalmente possuem lentes grande angulares. Para evitar aquele carão nos retratos feitos com elas, é recomendado se afastar e usar o zoom óptico. Assim, conseguimos um resultado com o rosto mais natural.
A dúvida mais comum quando falo sobre essa pequena regra de distância focal para retratos é:

E a 50mm? Posso usar?

Sim. Você pode usar a 50mm. Você também pode usar a 10mm e pode usar a 400mm. Você pode usar a lente que quiser para fazer retratos! Esta regra só existe porque na maior parte dos retratos o objetivo é não distorcer o rosto da pessoa, e isso vale principalmente para fotos mais próximas do rosto. O importante é que você consiga fazer a foto do jeito que planejou e acha bonito. Se você gosta de usar uma 24mm para fazer retratos e gosta do resultado, vá em frente. Ninguém pode apontar o dedo pra sua foto e dizer que você deveria ter usado outra lente.
Eu adoro a 50mm. Sempre indico ela como a lente que todo mundo deveria ter. Mas ela ainda distorce um pouquinho sim, principalmente se você chegar perto o suficiente. Pra evitar a distorção, o ideal é não se aproximar muito.
E se sua câmera é APS-C? Neste caso, o fator de corte “transforma” a 50mm em 80mm, certo?
Mais ou menos. O fator de corte não transforma a 50mm em 80mm, literalmente. A lente tem a mesma distorção quando está em uma câmera APS-C. A única diferença é que as bordas, onde a distorção é mais evidente, é cortada fora.Aprenda mais sobre fator de corte aqui. E é por ela ter o fator de corte que acabamos nos afastando mais da pessoa, e isso também diminui a distorção.
Ou seja: usar a 50mm em uma APS-C normalmente vai resultar em um pouco menos de distorção do que aconteceria numa full frame, mas não por ela “virar” uma 80mm, e sim por nos afastarmos mais para preencher o quadro da mesma maneira.

Lentes claras

Outra sugestão tradicional é o uso de aberturas bem grandes, para desfocar o fundo e dar total destaque para a pessoa fotografada (algo importante em retratos.) Lentes com aberturas f/1.8 e f/2.8 são as mais acessíveis, mas também dá para usar lentes f/1.2 ou f/1.4.
muito desfoque, foto por claudia regina
ISO 100 | 100mm | f/2.8 | 1/160seg
•••
O motivo pelo qual você não está conseguindo fazer os retratos que deseja pode ser o mal uso da distância focal. Se você possui uma lente zoom (como a 18-55mm), tente se afastar e usar uma distância focal maior :-) Se o problema é desfocar o fundo, clique aqui e veja algumas dicas para conseguir desfocá-lo mais.

Gostou? Eu adoro esse site! ;D Até breve. Beijos ;*
Fonte: http://www.dicasdefotografia.com.br/as-melhores-lentes-para-fotografar-pessoas


Suene Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário