22 agosto 2014

Cães: Poodle toy e micro toy

Poodle toy e micro toy: conheça as diferenças e as características de cada tipo


Para os adoradores de cachorros,poodle é uma raça que se encontra no topo das preferências na hora de escolher um animal para se ter em casa. Quem queradotar um peludo, pode se encantar facilmente com as características do poodle, pois é uma das raças mais inteligentes do mundo, com boa capacidade de adaptação e fácil adestramento. Além de ter um pelosedoso e uma aparência que conquista logo no primeiro contato. 
De origem alemã, os poodles fizeram sucesso durante gerações. A raça se tornou ícone de popularidade na França e outras regiões da Europa. Durante muitos séculos, os peludos passaram por todos os patamares possíveis – desde cachorros acompanhantes de madames a estrelas de circo.

Os pelos encaracolados do poodle também permitem diversos estilos de tosa. Esse detalhe transforma o cachorro em um animal ideal para participar de exibições e competições caninas. Além do estilo clássico dos pompons, é possível ressaltar algumas partes do animal e, quanto maior for o poodle, mais fácil será inovar nos estilos de tosa.

As variações de tamanhos nos poodles também fazem com que os peludos possam se adequar ao gosto e ao estilo de vida de qualquer pessoa, sendo que os tipos menores são ideais para apartamento, enquanto os poodles grandes precisam de mais espaço.

O tamanho dos peludos pode variar de 20 cm a 60 cm, sendo mais frágeis os menores exemplares da raça. Os cães de até 25 cm são denominados de micro toy, enquanto os que chegam a 28 cm são toy, os de até 35 cm são chamados de anão. Os exemplares maiores correspondem aos cães de porte médio, que possuem até 45 cm e os grandes, que podem chegar a 60 cm. 
Poodle toy e micro toy, quais são as diferenças?
Essa variedade de tamanho também traz características próprias a cada tipo de cão e é um fator que faz muita diferença na hora de escolher qual o animal mais adequado para se ter em casa. Além da diferença de tamanho, as variações de poodles também apresentam comportamentos e necessidades distintas, fazendo com que cada espécie seja única. Conheças as características, diferenças e semelhanças do poodle toy e micro toy:

Poodle toy

Medindo até 28 cm, o estilo de poodle caracterizado como toy se destaca por ser o mais inteligente da raça. Esses cães podem aprender comandos facilmente e, se receberem uma criação adequada, se tornarão ótimos companheiros, dóceis e espertos. Porém, por ser um animal de porte pequeno, o peludo costuma ser muito frágil e, devido à essa característica, precisa ser criado em um local seguro e receber muita atenção e cuidados.

Cães de pequeno porte não precisam de muita atividade física, porém, a caminhada é necessária para que o cachorro mantenha-se saudável e equilibrado. Os filhotes costumam ter muita energia e, se não forem levados para passear, podem desenvolver comportamentos indesejados, como roer objetos e móveis da casa.

Além disso, o poodle toy é um animal extremamente sensível, que necessita da companhia do dono e pode desenvolver problemas de solidão facilmente. Este tipo de cão também tem o costume de latir muito, principalmente nos primeiros meses de vida. Mesmo que o animal seja pequeno, o som do latido é agudo e pode incomodar bastante se o dono não souber como controlar o cão. O ideal é socializar o cachorro o máximo possível até os três meses de idade, para que os objetos, pessoas e outros cães se tornem naturais para o peludo. Os primeiros meses de vida são os mais importantes da socialização e, se o cão entrar em contato com o mundo logo no inicio, o peludo vai estranhar poucas coisas e a necessidade de latir será menor.

Poodle micro toy

Extremamente frágeis, os poodles do tipo micro toy apresentam no máximo 25 cm. Antigamente, essa espécie de poodle era considerada apenas como toy, porém, devido à peculiaridade de muitos cães de porte menor do que o já conhecido toy, a denominação passou a ser utilizada.

Poodle micro toyAlém do tamanho, o micro toy também se difere pelas características próprias e o comportamento único. São animais mais dóceis que os toys e ideais para quem tem crianças em casa, pois gostam muito de brincar e de companhia. Porém, a interação com as crianças deve ser sempre supervisionada por um adulto. Pela fragilidade da raça, o micro toy pode se machucar facilmente com qualquer batida ou caída no chão.

A melhor qualidade dos micros é que são cães muito sociáveis com a família e estão sempre prontos para passear e acompanhar o dono em viagens e locais diferentes. Por isso, ter um poodle com menos de 25 cm em casa pode ser muito divertido e o cão com certeza se tornará uma ótima companhia. Porém, é preciso ter em mente que um poodle do tipo micro exige cuidados extras e maior atenção do dono ao ambiente em que o peludo vive.

Cuidados e recomendações das duas espécies

Apesar de os poodles pequenos não precisarem de muito espaço e serem boas opções para quem mora em apartamentos pequenos, o animal precisa ter um canto reservado para ele. Tanto poodle toy como micro toy, precisam de disciplina e regras dentro de casa, para que respeitem os donos como líderes e não desenvolvam comportamento de dominância. Reserve um local que o cão possa identificar como o território dele, mas mostre ao peludo que você tem total comando desse espaço cedido.

A alimentação do bichano também exige cuidados. A ração deve ser escolhida de acordo com o porte da raça e, restos de comida devem ser evitados. Poodle toy e principalmente os do tipo micro, são animais muito sensíveis e o tempero das comidas caseiras podem causar má digestão e até contribuir com o desenvolvimento de doenças.

Esses animais precisam das vacinas anuais e atenção do dono para qualquer acontecimento fora do comum, como diarréia ou fadiga no comportamento do cão. Os exemplares frágeis de poodle também são mais propensos à contração de doenças, pois possuem menos resistência que cachorros maiores.

Adorei essa matéria! Eu tinha que postar aqui para vocês ;D Comentem! Deêm sugestões! Até breve. Beijinhos ;*
Fonte: http://www.blupet.com.br/noticia/poodle-toy-e-micro-toy-conheca-as-diferencas-e-as-caracteristicas-de-cada-tipo







Suene Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário